sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Doenças crônicas degenerativas


Uma das definições mais antigas e comentadas sobre Doenças Crônicas, foi descrita na numa Comissão de Doenças Crônicas no Cambridge em 1957, onde incluíram os desvios com uma ou mais características, que proporcionam mudanças patológicas não reversíveis do sistema corporal.

As doenças crônicas às vezes são vistas como doenças insignificantes, mas, isso acorre por desconhecimento, ou apenas por atentarmos para as suas condições agudas, e esquecemo-nos de enfatizar que ao longo do tempo, seus malefícios são além de catastróficos, interferindo significativamente no estilo de vida das pessoas, e, não obstante, muitas vezes podendo levar ao óbito¹.

Entre as doenças crônicas mais comuns, procuramos listar algumas das quais acometem uma grande parcela da sociedade, que também são consideradas as principais causadoras de morte no mundo, como a Hipertensão Arterial; o Diabetes tipo II e a Obesidade.

Para entender melhor cada uma dessas Doenças, clique nos respectivos links abaixo:





Considerações finais 
Somos levados a crer que, a sociedade está a cada dia desenfreadamente sendo forçada a ter uma vida cada vez mais sedentária, e com isso, colaborando de forma significativa com elevadas probabilidades de incluí-las nas estatísticas de pessoas portadores de doenças sistêmicas.

Pensando nisso, deve-se apelar para as políticas públicas e órgãos competentes, tentando viabilizar mudanças nestes quadros atuais, e com isso, proporcionar a estas pessoas uma vida mais ativa e equilibrada, tendo como algumas das ferramentas, as construções de centros esportivos e/ou academias comunitárias, parques e pistas de Cooper. Tendo já cientificado que o exercício físico habitual quando bem orientado, pode reduzir de forma sistematizada o número de pessoas propensas a portarem certas doenças crônicas degenerativas. 

E agora, mesmo após esses dados alarmantes, irá continuar sedentário? 

Referências
1. Martins LM. et al. Qualidade de vida de pessoas com doença crônica. Rev Latino-am. Enfermagem. 4(3), p. 5-18, 1996.
2. Santarém, JM. Musculação em todas as idades: Comece a praticar antes o seu médico recomende. Barueri, Manole - 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lactato, ácido lático e a Dor Muscular Tardia

Gostaria através deste texto, de tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o Lactato , “ ácido lático ” e a Dor muscular tardia (DMT), poi...

Mais visualizados