quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Benefícios da beterraba para saúde e prática de atividade física

Este artigo é destinado principalmente àquelas pessoas que preferem não suplementar, dando preferência para alimentos naturais que possam melhorar naturalmente seu desempenho durante as atividades físicas. 


A beterraba é um vegetal de cor vermelha que pode ser consumido cru e/ou cozido em sucos ou saladas ou até mesmo assado. Além de a beterraba trazer inúmeros benefícios para saúde das pessoas, pode também contribuir para o desempenho físico. Considerada um alimento de baixo teor calórico por apresentar em 100g de seu consumo apenas 40 calorias, a beterraba fornece antioxidantes, vitaminas (A, B e C) e vários minerais como magnésio, ferro, potássio, sódio, cálcio, zinco, etc., (BALBACH e BOADIM, 1992). 

Benefícios da beterraba para saúde
a) Importantíssima para saúde cardiovascular e proteção de órgãos internos devido à presença de betaína (aminoácidos N-metilados); 

b) Devido sua concentração de carotenoides e flavonoides, que são poderosos antioxidantes, contribui ainda para a redução de colesterol (LDL) e triglicerídeos combatendo a formação de placas nas artérias. 

c) Apresenta ainda uma elevada fonte de fibras dietéticas que auxiliam no processo da digestão, e uma boa concentração de ferro e ácido fólicos indicados para o tratamento de anemias. 

Benefícios da beterraba para praticantes de atividade física
1) A beterraba além de ser um excelente antioxidante auxiliando na recuperação do corpo após as atividades físicas, a mesma por possuir betaína pode ainda melhorar a performance sendo fundamental para as pessoas que praticam atividade física. Caso queira ler mais sobre o uso do suco de beterraba como pré-treino, clique >>> AQUI.

2) Por ser um vegetal rico em nitratos, ele também ajuda na produção de oxido nítrico, um importante vasodilatador dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e fazendo ainda com que chegue mais sangue na musculatura e, por conseguinte maior oxigênio e mais substratos energéticos. 

3) Esse tubérculo, também é considerado um excelente pré-treino por ser rico em carboidratos e aumentar a reserva de glicogênio muscular, ter correlação com aumento da performance, e ainda ter uma reação vasodilatadora aumento os níveis de substratos energéticos que chegam aos músculos durante a realização das atividades físicas, podendo elevar a força, a potencia e resistência muscular. 

Em virtude dos fatos mencionados, acredita-se que o consumo frequente de beterraba além de contribuir para a saúde das pessoas, pode melhorar o desempenho físico desses durante suas atividades esportivas. 

Observações:
Primeira: no próximo texto ensinaremos como fazer um pré-treino natural com o suco de beterraba, mostrando como utilizá-lo corretamente para auxiliá-los em seus exercícios. 
Segunda: quem gostou das informações ajude-nos a divulgar o texto compartilhando-o. 

Abraços e muito obrigado! 

Referências
Balbach, A., et al. Tecnologia em Gastronomia: Noções, 2006.
Matos, IAF et al. Avaliação da Composição centesimal de folhas de Beterraba Comparadas com Espinafre. II Seminário Iniciação Científica - IFTM, Uberaba, MG, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lactato, ácido lático e a Dor Muscular Tardia

Gostaria através deste texto, de tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o Lactato , “ ácido lático ” e a Dor muscular tardia (DMT), poi...

Mais visualizados