A ciência por trás do Jogo de Damas
No âmbito científico, poucas pessoas sabem e/ou imaginam que a ciência que existe por trás do Jogo de Damas é, imprescindivelmente, fantástica!
Sabe-se, até então, que o aparente “simples” Jogo de Damas, tenha por volta de 500 bilhões de posições possíveis, segundo o estudo publicado pelo cientista Schaeffer et al. (2007), na renomada revista científica “Science”. O autor disse que “O jogo de damas tem cerca de 500 bilhões de bilhões de posições possíveis (5 x 2020). [...]” E que: “A tarefa de resolver o jogo, determinando o resultado final em um jogo sem erros cometidos por qualquer um dos jogadores, é assustadora”.
Baseando
nestes dados confirma-nos o sentido de duas das mais belas frases que circundam
o meio “Damistico” (terminologia utilizada para referenciar o “mundo” do jogo
de damas) que dizem:
Frase 1: “A
grande dificuldade do Jogo de Damas está na sua aparente facilidade” (a.d).
Frase 2: "As
combinações inumeráveis e brilhantes do Jogo de Damas, deviam ser admiradas, em
todas as idades, como uma obra prima da imaginação dos homens" (Poirson: Encyclopédie du jeu de Dames, em 1855).
O jogo de damas na
Educação
No
âmbito educacional, segundo os Cadernos da Educação apud Silva Filho &
Ferreira (2010) o Jogo de Damas pode servir, quando corretamente aplicado, como
um instrumento potencializador das capacidades escolares, pois a mesma, do
ponto de vista pedagógico tem capacidade irrefutável de estilar no mínimo cinco
capacidades de desenvolvimento cognitivo:
a) raciocinar na busca dos meios adequados para
alcançar um objetivo;
b) organizar uma variedade de elementos para uma
finalidade;
c) imaginar concretamente situações futuras próximas;
d) prever as prováveis consequências de atos próprios e
alheios e
e) tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.
Sendo
assim, torna-se claro que o aprendizado do Jogo de Damas pode incrementar a
imaginação, educar a atenção e a concentração, contribuir para formar o
espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e
da memória (SILVA FILHO, 2019).
Ademais,
ao jogar
damas é imprescindível que o praticante crie de maneira abstrata, possíveis
lances ou jogadas suas e de seu oponente. E para isso, o aluno deverá
concentra-se efetivamente no tabuleiro e usar de sua imaginação para que possa
visualizar as possibilidades de jogadas, sem mesmo ter movido qualquer lance.
Essas situações problemas que o praticante precisa
enfrentar quando pratica, pode contribuir, significativamente, para o sucesso
do ensino-aprendizado em diversas disciplinas escolares (interdisciplinaridade).
Pois, segundo o afamado Professor e Psicológico Educacional de Harvard, Howard
Gardner (criador da
teoria das inteligências múltiplas):
O cálculo das
jogadas também pode contribuir no desenvolvimento da Inteligência Lógico
Matemática, que é a habilidade para explorar relações, categorias e padrões,
através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma
controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer
problemas e resolvê-los (GARDNER, 1994, pg. 117).
Contudo,
torna-se evidente que o estimulo da prática do Jogo de Damas para crianças,
deveria ser bastante incentivada na Educação, uma vez que o mesmo dispõe de
importantes variáveis que direta ou indiretamente, contribuem para a formação
integral do educando.
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1. Departamento de educação e cultura de São Caetano do sul. Cadernos da Educação: projeto Jogos de Damas (Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul). Intelligraph, 1994.
2. Gardner, H. Estruturas da Mente - A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
3. Schaeffer, J. et al. Checkers is solved. science, v. 317, n. 5844, p. 1518-1522, 2007.
4. Silva Filho, J.N.; Ferreira, R.A. O Jogo de Damas favorecendo a concentração e a rapidez do raciocínio de alunos do EF. Rev. OMNIA – Suplemento, Adamantina, v.13, n.1, 2010.
5. Silva Filho, JN. Jogo de Damas: Fundamentos iniciais da aprendizagem. ResearchGate. 2019, p.1-26. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/333357342_Jogo_de_damas_fundamentos_iniciais_da_aprendizagem>. Doi: 10.13140/RG.2.2.22503.29607.
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