Na beterraba encontramos os carboidratos de carga glicêmica baixa, e com isso, ajudam na manutenção do desempenho do atleta ou praticante de atividades físicas durante seus treinamentos.
A beterraba, por ser carboidrato, sua ingestão antes do treino, auxiliaria na manutenção da reserva de glicogênio muscular. Além de que, também atua na produção de óxido nítrico que é um importante vasodilatador – fazendo com que chegue através do aumento de volume sanguíneo circulante mais substratos na musculatura, e com isso podendo aumentar significativamente a força, potencia e resistência muscular.
Sobre os benefícios da beterraba na saúde e na atividade física você encontra no nosso artigo (leia sobre os seus benefícios clicando >>>AQUI), onde são mostrados diversos benefícios para quem pratica atividade física. Portanto, alguns dos benefícios deste vegetal permitem-nos utilizá-lo como pré-treino (Silva Filho, 2019).
Dúvidas sobre como utilizá-lo:
1) Devo beber o suco quantas horas antes do treino?
Resposta: Na literatura científica encontramos que sua ingestão deverá acontecer por volta de 3h a no máximo 1h antes do início das atividades (Parizotti, 2013).
2) Qual a quantidade de suco ingerir?
Resposta: Estudos sugerem que seja por volta de 250 a 500 ml, podendo variar conforme as individualidades biológicas de cada pessoa.
Como preparar o suco:
Tenha uma beterraba pequena, e/ou metade de uma grande, pois, utilizará por volta de (70 a 80g) para o suco, e aproximadamente 250 a 500 ml de água, e adicione açúcar a gosto, mas de preferência utilize os adoçantes naturais como Stevia ou a Sucralose. Caso desejar, poderá estar acrescentando ainda 01 laranja e/ou 01 cenoura. Coloque tudo no liquidificador ou e bata até que fique bem misturado.
Após isso, ingira seu pré-treino natural e bons treinos!
Referências
1. Silva Filho, JN. Beterraba para saúde e atividades físicas. Disponível em:<https://josenunesdasilvafilho.blogspot.com/2019/01/beneficios-da-beterraba-para-saude-e.html>. 2019.
2. Parizotti, CS. (2013). Suplementação com suco de beterraba no exercício físico. UFRGS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário