sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Carboidratos simples e complexos: tipos e diferenças


O carboidrato, que também é podem ser descritor como: hidratos de carbonos, glicídios, ou até mesmo açucares, são importantíssimos para o organismo humano. Sua principal função é servir como “combustível” da “máquina humana”, ou seja, tem função de gerar energia para que o organismo trabalhe corretamente. 

O carboidrato, quando ingerido, é transformado em glicogênio e armazenado no fígado e nas fibras musculares. Na medida em que nosso corpo precisa de energia, esse glicogênio acaba sendo novamente “transformado” em glicose e usado principalmente nas atividades musculares. Entretanto, esse acúmulo de carboidrato em forma de glicogênio, tem seu espaço reduzido, ou seja, o corpo não consegue estocar muito carboidrato, sendo assim, saiba que todo carboidrato usado consumido em excesso, acaba sendo armazenado no tecido adiposo como gordura, após o processo da lipogênese (transformação do carboidrato ingerido excessivamente em gordura). 

Os carboidratos dividem-se de acordo com as suas composições moleculares. No entanto, como o intuito do texto é ser didático e acessível a todos, irei apenas, mostrar a classificação que o divide em dois tipos: o carboidrato simples e o carboidrato complexo

Os dois grupos de carboidratos 

a) Simples
São aqueles que têm sua estrutura molecular reduzida, descritos como (monossacarídeos e os oligossacarídeos). São esses tipos de carboidratos, que liberam energias rápidas, logo após a ingestão, por serem rapidamente absorvidos pelo organismo. No entanto, são carboidratos de alto índice glicêmico, que acabam gerando um elevado nível de glicose sanguínea e liberação de insulina. Exemplos de carboidratos simples (Frutas, Mel, Açucares e Derivados).


b) Complexos
Aqueles que têm sua estrutura molecular ‘aumentada’/complexa (polissacarídeos). Esses, ao contrário dos simples, acabam liberando energias mais lentamente. Provocando pouca elevação dos níveis de glicose no sangue e, de forma mais prolongada – não elevando tanto os níveis de insulina. São exemplos (Aveia, pão integral, batata doce, fibras etc.). 


Quando usar cada tipo de carboidrato? 

Se por acaso, você estiver realizando uma alimentação voltada para o processo de emagrecimento, acredita-se, que o ideal seja você fazer uso dos carboidratos complexos, por provocarem uma maior saciedade e serem mais ricos em fibras. Por isso, neste caso, seria mais indicado substituir os simples pelos complexos. 

Porém, em alguns casos, a ingestão do simples talvez seja a mais indicada, como no caso das ingestões de carboidratos antes e/ou logo após as atividades físicas. Pois, antes das atividades um carboidrato simples talvez seja o mais indicado, devido o seu organismo necessitar rapidamente de energia para realização das atividades. Igualmente, ocorre logo após as atividades, devido o organismo ter que repor seus níveis, devido aos gastos que ocorreram durante as atividades. 

Sendo assim, resumidamente, se por acaso você não irá realizar nenhuma atividade extenuante, prefira os carboidratos complexos, ou caso vá, prefira os simples (antes e logo após). 

Atenção!!!
O presente texto não tem por intuito substituir o acompanhamento com o Profissional de Nutrição, por isso, procure um profissional capacitado para que ele faça prescrição adequada de sua alimentação. 

Gostou da nossa explicação? 
Então, comece a segui-lo e indique-o para os amigos. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lactato, ácido lático e a Dor Muscular Tardia

Gostaria através deste texto, de tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o Lactato , “ ácido lático ” e a Dor muscular tardia (DMT), poi...

Mais visualizados