domingo, 30 de dezembro de 2018

A relação entre a psicomotricidade e os domínios da escrita


A psicomotricidade é em um termo que busca englobar o movimento de forma integrada e organizada, podendo estar diretamente relacionada com as experiências vividas pelo sujeito quanto às suas particularidades, sua linguagem e sua socialização, pelos movimentos corporais e sua integração com os meios interno e externo e, por suas condutas motoras, afetivas, emocionais e cognitivas1.

No âmbito educacional, parece-me ser consenso, de que a psicomotricidade é importantíssima para o ensinoaprendizagem dos anos iniciais da escolarização. Pois, segundo alguns autores, as habilidades psicomotoras deveriam anteceder a outros ensinamentos por interferir significativamente na capacidade de aprender matemática, português entre outras disciplinas2,3.


Segundo a literatura, entre as dificuldades mais visíveis no estágio inicial da vida escolar da criança estão aquelas relacionadas aos distúrbios de escrita (disgrafias, disortografias e erros de formulação de sintaxe)4.

Sendo assim, após refletir sobre as dificuldades de escrita e os benefícios da educação psicomotora na fase inicial da vida escolar, decidi analisar – efetivamente - qual a verdadeira relação entre tais capacidades (domínios da escrita e os domínios psicomotores). Foi assim que desenvolvi uma pesquisa em 2011, numa escola Estadual de Porto Velho, capital Rondoniense, com 40 alunos do ensino fundamental buscando verificar “As relações entre os domínios psicomotores e os domínios de escrita dos alunos” que posteriormente foi publicado na revista “Corpus et Scientia” em 2014, (para ler o artigo na íntegra, clique “AQUI”).

Alguns dos resultados da pesquisa estão demonstrados na tabela abaixo e mostram que quando os alunos apresentaram forte correlação entre ambas as capacidades, pois obteve-se uma alta probabilidade de apresentarem ou não domínios psicomotores e de escrita de forma interligada (92,5%, 37 dos 40 alunos), ou seja, a maior parte dos alunos com dificuldades psicomotoras apresentavam distúrbios de escrita e, a maior parte dos alunos sem dificuldades psicomotoras não apresentaram dificuldades de escrita.

Tabela copiada do artigo: Capacidade Psicomotora e de Escrita.

PSICOMOTRICIDADE E DE ESCRITA
AV1 e AV2
% FINAL
Alunos Avaliados
40
100%
Alunos com boa capacidade Psicomotora e Escrita
Alunos com dificuldade Psicomotora e Escrita
Alunos com disparidades entre as capacidades
30
07
03
75%
17,5%
7,5%

Em virtude dos resultados encontrados na pesquisa e dos diversos autores que afirmam tal correlação, parece-nos evidente que a psicomotricidade, além de estar diretamente correlacionada com o sucesso da escrita em escolares, deveria, também, ser utilizada como método de prevenção e/ou intervenção de dificuldades de escrita em escolares.

Sendo assim, concluo que para um aluno ter boa capacidade de escrita, é fundamental que, primeiro, tenha um bom desenvolvimento psicomotor, já que o desenvolvimento das capacidades motoras, tecnicamente, preceda ao desenvolvimento das capacidades de escrita.

REFERÊNCIAS
1.Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. A psicomotricidade. 2011.
2.Fonseca, V. Manual de Observação Psicomotora. Porto Alegre, Artes Médicas: 1995.
3.Silva Filho, JN; Ferreira, RA. Relações entre os domínios psicomotores e domínios de escrita: o fracasso e o sucesso de crianças do ensino fundamental. Corpus et Scientia. 10(1), p.18-27, 2014.
4.Coelho, MT; Assunção, EJ. Problemas de aprendizagem. 12.ed. São Paulo: Ática, 2006.

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